Qual sua real necessidade ?
Estamos cada vez mais lotados de opiniões sobre o que é melhor e o que é pior, porém muitas vezes elas se tornam “paixões” e então deixamos de lado nossa real NECESSIDADE. Quer um exemplo bem simples e que acredito que todo profissional de TI já tenha passado? Quando um parente ou amigo chega até nós e faz a seguinte pergunta:
- Você poderia me indicar um notebook?
Logo após esse questionamento já temos uma resposta semi-pronta.
- Ah você poderia comprar um com processador i7, com 16GB de RAM ou qualquer máquina de alto nível de desempenho.
Porém uma questão deveria surgir antes de qualquer conselho:
- Antes de tudo, qual sua real necessidade em um computador? Você necessita de recursos tão fortes no seu dia-a-dia?
Mediante a resposta poderíamos indicar algo. Esse tipo de atitude se repete nas mais diversas áreas e quando falamos em SGBDs temos, muitas vezes, o mesmo tipo de resposta. Precisamos de uma pequena aplicação que não terá muitas conexões simultâneas, tabelas pequenas e que necessita de uma fácil administração. Ao invés de pensarmos qual o SGBD poderia trazer um maior custo-benefício e atenderia todas as nossas necessidades, somos tendenciosos em dizer nossas “paixões”. Como em nosso exemplo, certamente haveriam pessoas que indicariam um banco de dados Oracle ou DB2 somente porque são bancos de dados com grande confiabilidade e com grande mercado, ao invés de sugerir um banco menos robusto.
É de suma importância que quando estivermos tomando decisões sobre qual tecnologia iremos usar, façamos a pergunta título desse artigo. Com ela podemos otimizar nossos benefícios e objetivos no projeto.
Pense nisso!!