pdksh-5.2.14
Já estamos com o Oracle database 12c a todo vapor por aí, mas vez por outra temos que fazer algumas instalações da versão 11gR2, isso é normal e vai durar por um bom tempo ainda, e fazendo uma instalação do 11gR2 esses dias me deparei com um erro de falta de uma lib no Red Hat 6, e o nome da “dita cuja” era pdksh-5.2.14. Procurei no repositório da Red Hat e não encontrava a versão solicitada pelo OUI (Oracle Universal Installer), então parti o suporte da Oracle para ver o que encontraria lá e acabei por encontrar que se tratava de um bug no processo de instalação (essa informação pode ser encontrada em http://support.oracle.com note 1454982.1 ).
O que acontece?
Quando você está instalando o Oracle database versão 11.2.0.3 no linux red Hat 6 (32 ou 64), o OUI reporta a falta de algumas libs como por exemplo a pdksh-5.2.14 isso pode ser verificado na imagem abaixo:
Isso acontece, porque o processo de instalação do Oracle executa o comando /bin/rpm -q –qf %{version} redhat-release e não há nenhum tipo de retorno para esse comando, porque a package redhat-release foi substituída pela redhat-release-server-6Server, o que provoca o OUI a entender que o SO não é redhat e considera então como pré requisitos obrigatórios padrão os pré requisitos do OEL4.
Para resolver essa situação é relativamente simples, basta abortar o processo de instalação atual, editar um arquivo de configuração e retomar o processo novamente. O arquivo a ser editado, fica no diretório de instalação do banco de dados <path>/database/stage/cvu/cv/admin e chama-se cvu_config.
Abre este arquivo com algum editor de texto (VIM por exemplo) e edite a linha que contém o parâmetro CV_ASSUME_DISTID alterando o valor OEL4 para OEL6.
Salve as alterações executadas no arquivo e inicie o processo de instalação novamente, agora vai funcionar!
Forte abraço e até a próxima!