Datapump COMPRESSION Parameter
COMPRESSION
Utilizar o parâmetro COMPRESSION para a exportação de dados via Data Pump pode lhe poupar um storage significativo. Algumas melhorias introduzidas na versão 11G nos possibilitam as seguintes opções:
COMPRESSION = [ALL | METADATA_ONLY | DATA_ONLY | NONE]
Sendo que:
ALL – A compressão ocorre tanto para os dados quanto para os metadados.
METADATA_ONLY – Somente os Metadados sofrem a compressão.
DATA_ONLY – A compressão ocorre somente para os dados.
NONE – Não há com essa opção qualquer tipo de compressão.
Valor Default: METADATA_ONLY
Vale lembrar que para utilizar essas novas funcionalidades e melhorias do Datapump o parâmetro COMPATIBLE deve ser ajustado para ‘11.0.0’, no mínimo. Caso o parâmetro esteja configurado para ’10.2’, somente a opção de comprimir METADATA estará disponível, feature essa que já existia na versão 10.2.0.
Utilizando esse parâmetro já observei economias de aproximadamente 30% de storage para o armazenamento dos Dumps. Algumas bases de dados em que implementei o recurso, com exports de 150GB, caíram para 105GB utilizando o valor ALL p/ o parâmetro COMPRESSION.
>> expdp lab/oracle directory=datapump compression=all dumpfile=lab_compressed.dmp
É claro que a taxa de compressão vai depender do tipo de dado a ser exportado, mas nota-se uma economia gritante de storage. Como mencionado acima, já cheguei a obter 30% de economia para cada arquivo dmp. Essa economia de storage pode fazer toda a diferença!!! Caso você utilize uma estratégia de upload ou copia destes backups para um datacenter, por exemplo, a economia de tempo também vai ser valiosa.
Encontre mais sobre este e diversos parâmetros Oracle para o Datapump na referencia abaixo:
http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28319/dp_export.htm#BABCAJHC
Abraços