Pular para o conteúdo

Oracle Remote Diagnostics Agent (RDA): Obtenha dados completos do seu banco de dados e ambiente

Oracle Remote Diagnostics Agent – RDA

O Remote Diagnostics Agent (RDA) é um utilitário que possibilita ao DBA obter dados de desde a arquitetura do banco de dados à estrutura do ambiente onde o mesmo  está inserido como um todo. Como por exemplo, informações de rede e do sistema operacional. Para executar o RDA, é necessário o download , descompactar o mesmo  e instalá-lo. O diretório/file system onde o RDA é instalado, é de suma importância, visto que nele, será gerado os arquivos de execução. Durante a execução é perguntado ao DBA várias perguntas como por exemplo:

  •  Nome do banco;
  •  ORACLE_HOME;
  •  ORACLE_SID;
  •  Possui ASM?
  •  Possui Golden Gate?
  •  Senha do usuário SYSTEM (usuário default para rodar o RDA dentro do banco de dados, mas não necessariamente tem que ser ele).

Para verificar a instalação do RDA :

rda.cmd -cv      rda.sh -vc

Windows:

rda.cmd ou rda.pl se o ambiente está configurado com PERL.

UNIX:

rda.sh ou rda.pl se o ambiente está configurado com PERL.

Ressalta-se que o RDA pode ser executado com cláusulas, como por exemplo, -v. No entanto, os comandos acima representam a execução default simples.  Além disso, o log de execução é reportado em um arquivo zipado e a análise dos dados podem ser obtidos através do arquivo “/caminho do RDA / output / RDA_start.html ” que funciona como um índice para os demais arquivos.

Para informações adicionais há a  (Doc ID 314422.1) no MOS.

Espero ter ajudado, abraços!!!

Bruno Reis

Bruno Reis

DBA ORACLE  na International Business Machines (IBM), fornecendo suporte para grandes clientes. Técnico em Informática pela Escola Técnica Polivalente de Americana e estudante de Ciência Computação . Mantenedor do Weblog sobre Banco de Dados Oracle e Gerenciamento de Serviços de TI: www.brunors.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress