Oracle Remote Diagnostics Agent – RDA
O Remote Diagnostics Agent (RDA) é um utilitário que possibilita ao DBA obter dados de desde a arquitetura do banco de dados à estrutura do ambiente onde o mesmo está inserido como um todo. Como por exemplo, informações de rede e do sistema operacional. Para executar o RDA, é necessário o download , descompactar o mesmo e instalá-lo. O diretório/file system onde o RDA é instalado, é de suma importância, visto que nele, será gerado os arquivos de execução. Durante a execução é perguntado ao DBA várias perguntas como por exemplo:
- Nome do banco;
- ORACLE_HOME;
- ORACLE_SID;
- Possui ASM?
- Possui Golden Gate?
- Senha do usuário SYSTEM (usuário default para rodar o RDA dentro do banco de dados, mas não necessariamente tem que ser ele).
Para verificar a instalação do RDA :
rda.cmd -cv rda.sh -vc
Windows:
rda.cmd ou rda.pl se o ambiente está configurado com PERL.
UNIX:
rda.sh ou rda.pl se o ambiente está configurado com PERL.
Ressalta-se que o RDA pode ser executado com cláusulas, como por exemplo, -v. No entanto, os comandos acima representam a execução default simples. Além disso, o log de execução é reportado em um arquivo zipado e a análise dos dados podem ser obtidos através do arquivo “/caminho do RDA / output / RDA_start.html ” que funciona como um índice para os demais arquivos.
Para informações adicionais há a (Doc ID 314422.1) no MOS.
Espero ter ajudado, abraços!!!