Pular para o conteúdo

2° WebConfererence GUOB EXADATA SIG: Gerenciamento de Recursos da conexão ao I/O

2° WebConfererence GUOB EXADATA SIG – 30/07/2013 – COMO FOI?

Pessoal, ontem participei do  2° WebConfererence GUOB EXADATA SIG com o tema  “Gerenciamento de Recursos da conexão ao I/O” apresentado pelo Fernando Simon.

A WebConfererence começou com a apresentação do GUOB Exadata SIG , grupo que foi fundado em 10 de Dezembro de 2012. O presidente do grupo máximo GUOB é o Eduardo Hahn, Rodrigo Almeida do GUOB Exadata SIG e Fernando Simon como Coordenador deste mesmo grupo. O objetivo principal do curso é fornecer apoio aos clientes e profissionais de tecnologia sobre a plataforma do Oracle Exadata.

 2° WebConfererence GUOB EXADATA SIG:

TEMA : Gerenciamento de Recursos da conexão ao I/O
Fernando Simon

É fundamental o gerenciamento de recursos no EXADATA, conforme elucidado por Simon. Além disso, foi ressaltado que é muito  importante o capacity planning (levantamento de informações) para um bom gerenciamento de recursos e a importância de se pensar em um disponibilizamento de serviços e não base de dados. Um fator interessante é que  o EXADATA usa pouco CPU devido ao Cell Offloading, isto porque  o storage  é responsável por cuidar do workload do banco de dados.

  • Services: É interessante de pensar  a se conectar à serviços. Há como parar serviços sem parar uma base de dados. Como por exemplo, pode se parar serviços para somente grupo específico, ao invés de ter que parar a base toda
  • Instance Caging: Quantas CPU você irá utilizar. Parâmetro CPU_COUNT (Partitioning ( não  podendo ultrapassar o número de CPU no servidor) ou  Over-Provisioning (boa prática, não passar 3x o número de CPU_COUNT) o define.
    • DOC: Configuring and Monitoring Instance Caging (DOC ID 1362445.1)
  • Resource Manager: Define a porcentagem de CPU que será disponibilizada.
    • Baseado através de Consumer Groups (boa prática é ter um grupo para os usuários SYS e SYSTEM).
    • Divididos em 8 níveis de prioridade, definindo porcentagem de CPU para cada Consumer Groups.
  • IORM: Mesma funcionalidade do Resource Manager . Todavia, para I/O.
    • Dividido em Catplan e DBplan.
    • Aumenta o controle do DBA.

Views interessantes:

DBA_HIST_SYSMETRIC_SUMMARY
DBA_HIST_SERVICE_STAT
V$RSRCMGRMETRIC_HISTORY
V$RSRCMGRMETRIC
DBA_RSRC_PLAN_DIRECTIVES

Para informações do 1° WebConfererence GUOB EXADATA SIG

Espero ter ajudado

Bruno Reis

Bruno Reis

DBA ORACLE  na International Business Machines (IBM), fornecendo suporte para grandes clientes. Técnico em Informática pela Escola Técnica Polivalente de Americana e estudante de Ciência Computação . Mantenedor do Weblog sobre Banco de Dados Oracle e Gerenciamento de Serviços de TI: www.brunors.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress