Pular para o conteúdo

Arquitetura Oracle E-Business Suite 12i – Parte I

Arquitetura Oracle E-Business Suite 12i – Parte I

Introdução

Um Oracle E-Business Suite Release 12 sistema utiliza componentes de diversos produtos Oracle. Esses arquivos são armazenados produtos abaixo algumas das principais diretórios de nível superior no banco de dados e servidor de aplicação.

Dependendo de como você escolheu para instalar o Oracle E-Business Suite, esses diretórios do produto podem ser localizados em uma única máquina (1 node) ou em várias máquinas (múltiplos nodes

Figure 2-1 Estrutura de diretórios Oracle E-Business Suite

Arquitetura Oracle E-Business Suite 12i - Parte I

Ambiente Oracle E-Business Suite

O Oracle E-Business Suite faz uso extensivo de configurações de ambiente para localizar programas executáveis e outros arquivos essenciais para o Oracle E-Business Suite operação. Essas configurações de ambiente são definidas quando você instalar o Oracle E-Business Suite. Muitas das configurações são definidas por informações que você fornecer ao executar Rapid Install, enquanto outros têm os mesmos valores em todas as instalações.
As configurações de ambiente e seus valores associados são armazenados em arquivos de ambiente, que têm um sufixo .env em UNIX ou    .Cmd no Windows.

Arquivos e configurações deambiente vamos falar na continuidade do blog.

Instance Home ($INST_TOP)

Oracle E-Business Suite Release 12 introduz o conceito de um diretório para uma instância Suíte Oracle E-Business. Este diretório é referido como o Instance Home, e denotado pelo ambiente pela variável $INST_TOP.

Utilizando uma Instance Home,  a mesma fornece a capacidade de compartilhar aplicativos e código pilha de tecnologia entre várias instâncias, por exemplo, uma instância de desenvolvimento e uma instância de teste.

Outros benefícios incluem suporte para sistemas de arquivos somente leitura e centralização de arquivos de log, estes itens entre outros serão abordados em outros blogs.

A estrutura básica da instance home é:

<APPS_BASE>/inst/apps/<context_name>, onde APPS_BASE (que não tem ou precisa de uma variável de ambiente correspondente) é o nível mais alto da instalação Suíte Oracle E-Business e o  <context_name> é o mais alto nível no qual o contexto aplicações existe.

Por exemplo, a configuração de $INST_TOP pode ser <diskresource>/ applmgr/inst/apps/testsys2, onde testsys2 é o nome do contexto.

Todos os arquivos de configuração criados pelo AutoConfig e são armazenadas sob a Instance Home. Isso facilita o uso de um sistema de arquivos compartilhado camada de aplicativo.

Figure 2-2 Estrutura da Instance Home

2

Read-Only File Systems

Um dos principais benefícios de se mudar para o novo modelo Instance Home é que, como AutoConfig já não escreve para os diretórios APPL_TOP ou ORACLE_HOME, ambos podem ser feitas em sistemas de arquivos somente leitura, se necessário.

Em versões anteriores do Oracle E-Business Suite, o utilitário adpatch alterava $APPL_TOP/admin em uma aplicação administração (patching). Sob o novo modelo, $APPL_CONFIG_HOME/admin é usado.

$APPL_CONFIG_HOME vai equivaler a um valor como /u01/oracle/VIS/apps/apps_st/appl.

Importante:Em um ambiente compartilhado do sistema de arquivos, a Oracle recomenda que o $INST_TOP deve estar localizado em um disco local e não em um recurso compartilhado, como NFS, por causa de possíveis problemas que armazenam arquivos de log em recursos compartilhaLog Files

Log Files

Outra vantagem de se empregar o conceito de uma Instance Home é que os arquivos de log podem ser armazenados de forma centralizada por uma instância e, portanto, mais facilmente gerida.

O diagrama a seguir mostra a estrutura de diretório utilizado para arquivos de log no Release 12, com alguns dos subdiretórios utilizados para classificar os arquivos de log:

Figure 2-3 Estrutura Log Files

3

O Data Directory

O db/apps_st/data diretório armazena os diferentes tipos de arquivo utilizados pelo banco de dados Oracle. O Rapid Install coloca o sistema, dados e arquivos de índice em diretórios com vários pontos de montagem do sistema de arquivos na máquina de banco de dados. Você pode especificar esses pontos de montagem durante a instalação.

O Diretório comn

O apps/apps_st/comn (COMMON_TOP) contém arquivos usados por diferentes produtos Oracle E-Business Suite, e que também pode ser usado com produtos de terceiros.

Figure 2-4 Estrutura do COMMON_TOP 

4

O diretório admin 

O diretório admin, sob o diretório COMMON_TOP, é o local padrão para os logs do concurrent manager e diretórios de saída.

Quando o concurrent manager executar relatórios do Oracle E-Business Suite, eles escrevem os arquivos de log e arquivos temporários para o subdiretório log do diretório admin, e os arquivos de saída para o fora subdiretório do diretório admin.

Você pode alterar a localização dos concurrent managers escrever esses arquivos, de modo que, por exemplo, os arquivos de log e de saída são gravados em diretórios em cada diretório <PROD>_TOP. Isto pode ser mais utilizado em termos de gestão de espaço em disco, ou a necessidade de evitar um gargalo de desempenho possível em um sistema que tem um rendimento de processamento de alta concorrência.

A instalação do subdiretório dentro do diretório admin contém scripts e arquivos de log utilizados pelo Rapid Install. O subdiretório scripts dentro do admin contém scripts usados para iniciar e parar serviços como o listener e concurrent managers

O diretório html 

A variável $OA_HTML aponta para o diretório html. O Oracle E-Business Suite sign-on baseado em HTML e as telas baseados em HTML do Oracle Applications estão instalados aqui. O diretório html também contém outros arquivos utilizados pelos produtos baseados em HTML, tais como JavaServer (JSP) arquivos, scripts Java, arquivos XML e folhas de estilo. Normalmente, o caminho será semelhante:

<diskresource>/applmgr/apps/apps_st/comn/webapps/oacore/html.

Importante: A META-INF e WEB-INF subdiretórios foram introduzidos no Release 12 para atender às especificações J2EE.

O diretório java

Na Release 12, introduz algumas alterações significativas nos locais em que os vários tipos de arquivos Java são armazenados.

O Rapid Install instala todos os arquivos do Oracle E-Business Suíte das classe Java no $COMMON_TOP/ diretório de classes, apontado pela variável de ambiente $JAVA_TOP.

Arquivos zip e jar estão instalados no $COMMON_TOP/java/lib, apontado pela variável de ambiente $AF_JLIB (introduzido com a versão 12).

O diretório Java, $COMMON_TOP/java, é apontado pela variável de ambiente $JAVA_BASE.

O diretório util

O diretório util contém os utilitários de terceiros licenciados para usar com o Oracle E-Business Suite. Estas incluem, por exemplo, o Java Runtime Environment (JRE), Java Development Kit (JDK) eo utilitário Zip.

O diretório appl

Os arquivos do Oracle E-Business Suite estão armazenados no diretório <dbname>APPL, que é geralmente conhecido como o diretório APPL_TOP.

Figure 2-5 Estrutura do APPL_TOP

5

O diretório APPL_TOP contém:

  • Os principais arquivos de tecnologia e diretórios.
  • Os arquivos e diretórios do produto (para todos os produtos).
  • O arquivo de ambiente principal Oracle E-Business Suíte, chamada <CONTEXT_NAME>.env em UNIX, e <CONTEXT_NAME>.cmd no Windows.
  • O arquivo de ambiente consolidado, chamado APPS<CONTEXT_NAME>.env em UNIX, e APPS<CONTEXT_NAME>.cmd no Windows.
  • O arquivo de ambiente consolidado, chamado APPS<CONTEXT_NAME>.env em UNIX, e APPS<CONTEXT_NAME>.cmd no Windows.

Rapid Install cria uma árvore de diretórios para cada produto Suíte Oracle E-Business neste diretório APPL_TOP, se licenciado ou não.

ATENÇÃO: Independentemente do status de registro, todos os produtos Oracle E-Business Suite estão instalados no banco de dados e o sistema de arquivos. Não tente remover os arquivos de todos os produtos não registrados.

Rapid Install installs instala um novo diretório APPL_TOP quando você atualizar. O Rapid Install  não apaga todos os arquivos de produtos existentes de versões anteriores, mas descarrega arquivos de novos produtos em um novos aplicativos /apps_st/appl da árvore de diretórios.

Cada diretório APPL_TOP está associado a um único banco de dados Oracle    E-Business Suíte. Se você instalar ambas Vision Demo e um Ambiente de Teste, o Rapid Install irá estabelecer dois sistemas de arquivos, um para cada um desses sistemas Oracle E-Business Suite.

Diretório de Produtos

Cada produto tem seu próprio subdiretório sob APPL_TOP. Os subdiretórios são nomeados de acordo com abreviatura padrão do produto, tais como gl para Oracle General Ledger.

Dentro de cada diretório do produto é um subdiretório que tem o nome utilizando a base Oracle E-Business Suite Release número, como 12.0.0 para o lançamento inicial de 12. Este diretório contém os subdiretórios diferentes para os arquivos do produto.

Diretório  <PROD>_TOP

O caminho <APPL_TOP>/<prod>/<versão> é conhecido como o diretório raiz do produto (<PROD>_TOP), e seu valor é armazenado na variável de ambiente <PROD>_TOP.

Por exemplo, se APPL_TOP=/d01/oracle/prodapps, então o valor contido na variável ambiente $AD_TOP é /d01/oracle/prodapps/ad/12.0.0, e os pontos de variáveis $AD_TOP para o diretório <APPL_TOP>/ad/12.0.0.

Para a APPL_TOP mesmo, o valor de AU_TOP é /d01/oracle/prodapps/au/12.0.0, e os pontos de variáveis $AU_TOP para o diretório <APPL_TOP>/au/12.0.0. O mesmo princípio se aplica a todos os diretórios, além do diretório admin.

Product Files

Cada diretório <PROD>_TOP, como <APPL_TOP>/gl/12.0.0, contém subdiretórios para arquivos do produto. Arquivos do produto incluem formulários, arquivos de relatórios e arquivos usados para atualizar o banco de dados.

Para exibir as formas de entrada de dados para Oracle General Ledger, por exemplo, o Oracle E-Business Suite acessa arquivos nas formas subdiretório sob o diretório 12.0.0.

Figure 2-6  Estrutura do Diretório APPL_TOP

6

Dentro de cada diretório <PROD>_TOP,  os arquivos do produto são agrupados em subdiretórios de acordo com o tipo de arquivo e função. A figura a seguir expande a inserção para mostrar a estrutura de diretório cheia de gl.

Figure 2-7 Detalhe da Estrutura do GL

7

A tabela a seguir resume os subdiretórios dos produtos e os tipos de arquivos que cada um pode conter.

Importante: Nem todos os produtos utilizam todos os subdiretórios listados nesta tabela

Table 2-1 Aplicações e Subdiretorios de produtos e tipos de arquivos.

Subdirectory Name

Description

admin

O <PROD>_TOP/ admin contém produtos específicos arquivos usados para atualizar cada produto. Esta é uma distinção para o diretório <APPL_TOP>/ admin, que contém arquivos relacionados atualização para todos os produtos.

driver

Contém arquivos de driver (arquivos. DRV) usados na atualização.

import

Contém arquivos usados para DataMerge atualizar dados de sementes.

odf

Contém arquivos de objeto (.odf) usados para criar tabelas e outros objetos de banco.

sql

Contém scripts SQL * Plus utilizados para atualizar os dados, .pkh. pkb, e pls scripts para criar PL / SQL procedimentos armazenados.

bin

Contém programas concorrentes, programas em liguangem C e shell scripts para cada produto.

forms

Contém Oracle Forms runtime gerados (.fmx) arquivos (arquivos Oracle Forms formulário).

help

Contém os arquivos de origem da ajuda online. Dentro desse diretório são subdiretórios para cada idioma instalado.

html

Contém HTML, JavaScript e JavaServer Page (JSP) arquivos, principalmente para produtos baseados em HTML Aplicações.

include

Contém C cabeçalho linguagem (.h) os arquivos podem ser relacionados com os arquivos no diretório lib. Nem todos os

produtos requerem este diretório.

java

Contém arquivos JAR (Java Archive arquivos) e arquivos de dependência Java. Cópias dos arquivos JAR também estão localizados no diretório $AF_JLIB.

lib

Contém arquivos usados para vincular programas concorrentes com as bibliotecas do servidor Oracle. Esses arquivos incluem:

Os arquivos objeto (.o no UNIX, .OBJ no Windows), com código compilado específico para um dos programas do produto.

Os arquivos de biblioteca (.a no UNIX, incluindo vários .DLL no Windows), com código compilado comum aos programas do produto.

make files (.mk) que especificam como criar arquivos executáveis a partir de arquivos de objetos e arquivos de biblioteca.

log and out

Contém arquivos de saída para programas concorrentes:
•  .mgr (arquivo principal de log para o concurrent manager)
• .req (arquivo de log para um concurrent process)

Note que log out e subdiretórios em um diretório de produtos não são usados se você optar por configurar um diretório comum para registro e arquivos de saída (FND_TOP é a única exceção a esta).

media

Contém .gif usados na exibição de texto e gráficos no cliente desktop.

mesg

Programas concorrentes também imprimir as mensagens nos arquivos de log e de saída. Este diretório contém os arquivos .MSB (arquivos de mensagens binários usados em tempo de execução), e arquivos específicos do idioma de mensagens (como um arquivo US.msb para Inglês Americano e um arquivo D.msb para alemão entre outros). Os arquivos contêm as mensagens formulários que são exibidos na parte inferior da tela ou em janelas pop-up.

patch

As atualizações dos dados ou modelo de dados utilizam esse diretório para armazenar os arquivos de patch.

reports

Contém Oracle Reports específicos da plataforma rdf arquivos binários do relatório para cada produto. Relatórios para cada idioma são armazenados em subdiretórios do diretório relatórios.

resource

Contém arquivos .PLL (arquivos PL / SQL Oracle Forms para biblioteca), que, como os arquivos do diretório plsql, são depois copiados para AU_TOP.

sql

Contém arquivos. SQL (scripts SQL * Plus) para processo das concurrents

Language Files

Quando você instalar o Oracle E-Business Suite em um idioma diferente do Inglês Americano, cada árvore de produtos inclui diretórios que usam o código de linguagem relevante NLS. Esses diretórios armazenar dados traduzidos, formulários e arquivos de mensagens.

Por exemplo, o diretório de linguagem chamada D designa alemão. Os arquivos de carregador  de dados no subdiretório D do diretório admin contém a tradução alemã dos dados de sementes de produtos.

O subdiretório US/forms contém formas Oracle Forms em Inglês Americano. O diretório D no diretório de formulários contém as mesmos forms, traduzido para o alemão. No entanto, a mesg contém arquivos de mensagens, tanto na América Inglês e Alemão.

Diretório Core Technology

O administrador, ad, au, e os diretórios do FND são os diretórios centrais de tecnologia.

O diretório admin

Este diretório e seus subdiretórios conter arquivos e scripts utilizados pelo AD durante os processos de atualização e manutenção.

Esses arquivos e scripts incluem:

  • O arquivo de ambiente adovars.env, que define determinados arquivos e locais de diretório
  • Scripts são executados durante a atualização
  • <SID>/log e <SID>/out diretórios para atualização, registrar e arquivos de saída, respectivamente
  • <SID>/restart diretório onde os programas de AD criar reinicia arquivos

O diretório do ad (Applications DBA)

Este diretório e seus subdiretórios contém utilitários de instalação e manutenção, incluindo:

  • AD Administration (adadmin)
  • Automática (adconfig.sh)

O diretório au (Applications Utilities)

Este diretório e seus subdiretórios contém arquivos do produto que estão consolidadas em um único local para o processamento ideal. Esses arquivos incluem:

  • PL/SQL bibliotecas usadas pelo Oracle Forms.
  • Oracle Forms arquivos de origem, nos subdiretório forms.
  • Uma cópia de todos os arquivos Java utilizados na regeneração dos desktops arquivos JAR de cliente, no subdiretório java.
  • Certos Relatórios necessários e produtos como Discoverer, no subdiretório de reports.

O diretório fnd (Application Object Library)

Este diretório e seus subdiretórios conter os scripts e programas que são usados como base para todos os produtos da Oracle E-Business Suite para construir dicionários de dados, formulários e bibliotecas de objetos C.

Conclusões

Na versão 12i do E-Business Suite, houve várias mudanças perante a versão 11i e a inclusão da arquitetura SOA, já dando aderência para as novas tecnologias de integração e workflow de processos.

Nos próximos artigos daremos continuidade sobre o entendimento da estrutura do E-Business Suite e guia de melhores práticas para instalação do produto de forma eficiente. 

Referências

  • Oracle E-Business Suite Release 12 Technology Stack Documentation Roadmap [ID 380482.1]

André Luiz Dutra Ontalba

André Luiz Dutra Ontalba

André Luiz Dutra Ontalba é um Oracle ACE member, formado em Ciências da Computação, é especialista em Banco de Dados Oracle com sólidos conhecimentos em Engineered Systems, Performance & Tuning, RAC, Oracle Cloud e Oracle ERP's System; Trabalha com Oracle há 17 anos, certificado OCP Oracle 11/12g/Cloud e conta com mais de 27 outras certificações em produtos da Oracle. Atualmente trabalha como Senior Database Architect na Sogeti Luxembourg uma empresa da Capgemini Group. André é fundador do Grupo de Usuários Oracle de Luxemburgo (LUXOUG). Articulista para o OTN, GPO (Grupo de Usuários Oracle Brasil) e LUXOUG. Twitter @aontalba / blog www.dbadutra.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress