Pular para o conteúdo

Flash Cache

Flash Cache

O Oracle 11gR2 possui o FLASH CACHE, onde você pode especificar um disco FLASH para ser utilizado como intermediário entre a RAM e o Storage.

Esta é uma das tecnologias utilizadas pelo EXADATA, que você pode utilizar em seu ambiente, com um hardware relativamente barato.

O parâmetro DB_FLASH_CACHE_FILE indica qual Device contém o dispositivo, e o DB_FLASH CACHE_SIZE limita seu tamanho, em Gigabytes.

SQL> SHOW PARAMETER flash_cache

NAME                                 TYPE        VALUE
------------------------------------ ----------- ------------------------------
db_flash_cache_file                  string
db_flash_cache_size                  big integer 0
SQL>

O FLASH CACHE só pode ser habilitado em Solaris ou Oracle Enterprise Linux. Daí vcês têm uma idéia de como a Oracle dá importância a esta New Feture.

O FLASH CACHE deve ser utilizado quando os Top Wait Events são db file sequential read e db file scattered read, e o v$DB_CACHE_ADVICE indica que dobrar o tamanho do Cache irá ser benéfico. Para ser realmente útil, o FLASH CACHE deve ser de 2 a 10 vezes o tamanho do Buffer Cache.

Se estiver utilizando RAC, o FLASH CACHE deve ser habilitado em todos os nós.

Ricardo Portilho Proni

Ricardo Portilho Proni

Com 20 anos de experiência profissional, Oracle ACE Member – eleito pela Oracle Corporation um dos maiores especialistas do mundo em Oracle Database- Trabalhou em grande parte dos maiores bancos de dados Oracle do Brasil. Certificado em Oracle, SQL Server, DB2, MySQL, Sybase e Websphere. Conselheiro do GPO e do GUOB, palestrante do ENPO, GUOB Tech Day e Oracle Open World, escritor da Revista SQL Magazine e Instrutor na Nerv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress