Pular para o conteúdo

A Luz no fim do túnel …

A Luz no fim do túnel …

Perdeu os archives ???
Perdeu o backup ???
Não tem mais jeito ???
Demissão ???

È pessoal pode ser que ainda exista a última esperança.

_allow_resetlogs_corruption = true

Com esse parametro no spfile, pode ser que  o banco abra resetando os logs , ai você recupera os dados e reza, mas raza muito pra ninguém descobrir o que realmente aconteceu.

Bem não preciso nem dizer que esse é um parâmetro não documentado, que a chance de dar errado é grande, e se você ferrou seu ambiente de produção pra testar se ele funciona, boa demissão!!!

Sem brincadeiras, já testei o parâmetro em um ambiente de testes, fiz o backup, deletei todos os archives e exclui alguns datafiles, acrescentei ele no spfile e dei um alter database open resetlogs e ele subiu.

Já presenciei outra situação na qual ele também funcionou, mas espero que nem eu nem vocês nunca tenham que usá-lo pra valer.

Abraços!!

Hudson Santos

Hudson Santos

Hudson é DBA Oracle com grande experiência em segmentos de Telecomunicações,WEB e Baking. É Especialista em performance e em alta disponibilidade com RAC. É certifcado Oracle OCA 11G e atuou em empresas lideres dos segmentos acima tais como: Orga Systems(Germany),Mih Naspers atuando no Buscape.com,Cetip S.A,Claro Brasil. Hudson também possui experiência com outros RDBMS e tecnologias de cache e motor de busca tais como: MySQL,SQL Server,Memcached,Sphinxs.

 

Comentário(s) da Comunidade

  1. Avatar de Rodrigo

    Olá Hudson, realmente esse parâmetro pode ajudar e muito aqueles que precisam abrir uma base corrompida. Como você disse, espero não precisar usa-lo, mas pode ser útil em alguma situação de emergência. 🙂
    Parabéns pelo Blog, vou adicionar um link do seu blog no meu ok ?
    Abraço!

    Rodrigo Santana
    http://rodrigo-oracle.blogspot.com

  2. Avatar de Vieri

    Não é bom divulgar esse parâmetro sem frisar que logo em seguida deverá ser feito um backup lógico e uma nova instância deve ser criada,
    pois alêm dos dados da aplicação estarem corrompidos, dados do dicionário de dados do Oracle podem estar “ferrados” em algum ponto também.

  3. Avatar de Hudson Santos

    Vieri

    È óbvio que o individuo que recorre a este parâmetro, sabe muito bem que ele não fez milagre, que outro backup tem que ser feito é lógico, não existe palavra no dicionario que com mais força que óbvio para definir essa situação.
    Quanto a criação de uma nova instância eu não sei se realmente é necessaria, porque o dd não necessariamente foi corrompido, entendo que por medida de preoucação é uma ótima ação, mas não sei se existe uma obrigatoriedade, nem sempre o system é corrompido, eu mesmo já presenciei uma situação como essa.
    Obviamente que não estou falando de ambiente de produção, se isso acontecer com um banco de produção, você agradece aos céus por conseguir salvar os dados, agradece mais ainda se salvar seu emprego, e monta uma estrutura decente pra não precisar desse parâmetro nunca mais ….

  4. Avatar de Hudson Santos

    Vieri,

    Muito Legal o post do legatti, ele literamente mostra o “caminho das pedras” para usar o parâmetro.
    E eu não sei a galera que ta começando precisa, ou vai aprender esse parâmetro agora, mas a sua ressalva foi importante …
    Alertar quanto aos problemas que você continua tendo é super necessário, e realmente eu poderia e deveria ter citado eles no post …

    No próximo a lista de recomendações,preocações e efeitos colaterais vai vir completa ….
    Obrigado pelo comentário …

    Abraços !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress