Pular para o conteúdo

O pé de tartaruga

O pé de tartaruga

(baseado em fatos reais)

Um dia, olhando um parâmetro de um certo banco de dados, um DBA descobriu que o parâmetro estava em 1, enquanto que o normal seria 10. Ao verificar o motivo, descobriu que o script responsável por modificar este parâmetro não estava funcionando há tempos, devido a uma mudança de diretórios …

Com isso, nos questionamos: quem foi que alterou o script? E melhor, por que?

Bem, neste momento o DBA nos contou um historinha: Era uma vez um menininho, que indo para a casa da sua avó, passou por debaixo de uma árvora muito alta. E, ao observar um dos galhos, notou uma tartaruga sobre ele! “Que estranho!”, pensou , ” Tartarugas não sobem em árvores? O que ela está fazendo lá? Por que? “

O pé de tartaruga

Uma coisa é fato: Alguém colocou lá. Assim como tal script. Assim como o tal alter system set alguma_coisa .

O fato é que há muitos ambientes de TI iguais à narrativa; alias, alguns ambientes estão tão cheios de tartarugas sobre galhos, que alguns já enxergam isso como natural.

Tão natural que um amigo meu, analista unix, soltou logo depois da narrativa: “Não é uma árvore cheia de tartarugas! É um pé de Tartaruga.”

Moral da história: Caro colega, please, documente!  /* (canja de galinha) */ não faz mal a ninguém. Comentários não consomem horas de trabalho, mas podem poupá-las!

Vamos evitar que a bagunça generalizada torne-se normal, assim facilitando nossa atividade diária.

(Lílian)

lilian

lilian

Comentário(s) da Comunidade

  1. Opa…

    O complicado não são os “pés de tertatura” e sim os caras que os plantam.. Hj em dia tem um grande grupo de “agricultores” que cultivam este tipo de plantação..

    Abraços..

    Regis Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress