Pular para o conteúdo

Como Aumentar a Velocidade na Cópia de Grandes Volumes de Dados Entre Servidores com Netcat

netcat

Se você precisa copiar um grande volume de dados entre dois servidores, e precisa de mais velocidade, use este truque com o netcat (Unix / Linux).

Como o nome diz, é como o cat, mas para rede. Será mais rápido que outro tipo de cópia, pois a transmissão é feita diretamente no protocolo TCP, sem uma camada de software adicional. E o ssh / scp ainda têm criptografia, o que torna a cópia ainda mais lenta. Claro que, por isso, você só deve usar esta dica em um ambiente seguro.

Por exemplo, para copiar o diretório /u02 para outro servidor com o netcat, escolha uma porta TCP que esteja liberada entre os dois servidores (eu escolhei a 4000 no exemplo abaixo):

No servidor fonte, execute estes comandos para “imprimir” os dados para a porta 4000:

Bash
$ cd /u02
$ nc -l 4000 | tar xvf -

Depois, vá no servidor destino e execute estes comandos para “ouvir” os dados:

Bash
$ tar -cf - . | nc target_ip 4000
Ricardo Portilho Proni

Ricardo Portilho Proni

Com 20 anos de experiência profissional, Oracle ACE Member – eleito pela Oracle Corporation um dos maiores especialistas do mundo em Oracle Database- Trabalhou em grande parte dos maiores bancos de dados Oracle do Brasil. Certificado em Oracle, SQL Server, DB2, MySQL, Sybase e Websphere. Conselheiro do GPO e do GUOB, palestrante do ENPO, GUOB Tech Day e Oracle Open World, escritor da Revista SQL Magazine e Instrutor na Nerv.

Comentário(s) da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress