Serviços, como ser remunerado por eles!!
Olá,
Após umas semanas de provas (faço Pós em Administração de Serviços e terminei mais um módulo) e uns resfriados mas não suínos, estou de volta.
Fiquei pensando na minha lista de Temas que ainda tenho para apresentar, mas, inesperadamente nas últimas semanas fui surpreendido com uma Proposta digna do Pseudo-Gerente, não publiquei antes por questões de integridade com meus clientes….
Como ser remunerado pelos Serviços Prestados? Como precificar estes Serviços?
Bom, vou começar a falar sobre os serviços e sua complexidade. Em primeiro lugar vou destacar algumas características que diferenciam os Serviços dos Produtos:
Intangibilidade
Serviços são intangíveis e portanto não podemos “pegar”. Basicamente segue a regra da diferença do Hardware e do Software: “Hardware é aquilo que você chuta e Software é aquilo que você xinga” . Serviços são difíceis de avaliar por conta desta intangibilidade, pois isso é muito subjetivo e de interpretação individual, já os produtos podem ser analisados mecanicamente ou visualmente.
Perecibilidade
Todos os Produtos são produzidos em algum momento e estocados em outro momento e depois podem ser vendidos ou consumidos. Por exemplo: Produção de veículos, alimentos, eletrônicos etc. E isso permite a sua correção caso seja detectado um defeito ou problema antes de chegar ao Consumidor Final. (Nem sempre isso acontece)
Serviços não podem ser estocados e são sempre consumidos no momento da sua produção! Ou seja, quando prestamos um serviço (Desenvolvimento, Análise, Tuning, Consultoria etc.) ele é consumido no momento da sua Produção. Por exemplo: Tuning sem sequer começar a fazer uma análise é praticamente impossível e portanto somente podemos começar um Tuning já iniciando o Serviço…
Heterogeneidade
O Desenvolvimento de um Aplicativo feito por um desenvolvedor pode ser melhor ou diferente quando feito por outro desenvolvedor? E quando um desenvolvedor sênior faz um ótimo trabalho para um cliente, mas um outro cliente acha o trabalho dele ruim? Como quase nunca se consegue uma mecanização/automatização das nossas reações no atendimento, isso pode variar muito e por isso não há como garantir uma homogeneidade na qualidade do serviço, mesmo que seja sempre igual…
Dito estes pontos, voltamos a questão: Como precificar os Serviços? Bom, colocarei a situação que mencionei do Pseudo-Gerente para podermos entender uma maneira de fazer isso.
” – Será que você poderia pensar numa forma de fazer os serviços que solicitamos num custo menor quando isso for interno e não para um cliente nosso? – Perguntou o Pseudo-Gerente.
– Desculpe-me, mas não entendi – respondi de maneira educada.
– Melhor ainda, se você nos fizer um serviço, poderia ser num custo menor quando este serviço não for cobrado do cliente, e caso do cliente seja cobrado, você pode colocar a taxa ‘cheia’ – pensa melhor o Pseudo-Gerente diante da minha incredulidade.
– Você quer que cobre um valor menor no caso de um Tuning quando isso for para vocês? E se for para um cliente que você possa cobrar, então eu cobro o valor da taxa ‘cheia’? – respondi, me segurando para não perder a calma e pedir para sair.
– Sim, isso mesmo. Você pode me encaminhar um e-mail com esta taxa reduzida? – finaliza o Pseudo-Gerente”
A situação seria mais ou menos assim: O problema não está no grau de dificuldade do Trabalho e sim para quem isso será realizado. A melhor maneira de minimizar isso sem mandar ninguém para lugar nenhum (e vontade não faltou…) é criar um “CARDÁPIO DE SERVIÇOS” onde você relaciona os serviços que efetua e coloca os preços neles.
Tuning – US$50,00 / hour
Administration Database – US$ 30,00 / Database / hour (max 600Tb e 500 users max)
Business Meeting – US$ 10,00 / hour
Techical Consultant – US$ 25,00 / hour
E assim vai…. lembrando: Detalhe o máximo possível a descrição e coloque sempre espaço para exceções. Tipo se for Horário comercial (não o do Pseudo-Gerente) pode ser um valor, mas se for 24x7x365 tem que ser outro valor. Se for em escala no final de semana pode ter um valor diferenciado, se for em outro estado e assim vai.
Mandei o e-mail com o Cardápio e ainda não tive resposta…
Abraços