Pular para o conteúdo

QUIESCE DATABASE

QUIESCE DATABASE

Algumas operações em objetos do Banco de Dados (por exemplo, mover uma tabela entre TABLESPACEs) falham se outros usuários (que não o DBA) estiverem acessando este objeto.

Para previnir isso, o normal é que o DBA derrube, e levante o Banco de Dados em RESTRICTED MODE.
Mas esta operação tem um efeito óbvio na disponibilidade do ambiente, pois todos usuários são derrubados, e não podem logar até a liberação do sistema.

A partir do Oracle 9i, o comando QUIESCE DATABASE limita o tempo de indisponibilidade, colocando o Banco de Dados em um estado de semi-disponibilidade enquanto as operações do DBA são realizadas.

SQL
SQL> ALTER SYSTEM QUIESCE RESTRICTED;

Todas sessões de usuarios normais irão continuar até que fiquem inativas. Uma vez que todas sessões de usuários normais estejam inativas, o sistema é colocado em QUIESCE MODE.

Assim que este comando é executado, todas tentativas de ativação ou ativação de sessões de usuários normais são bloqueadas.

Quando finalizar as operações do DBA, o Banco de Dados pode voltar ao seu estado normal com o comando abaixo:

SQL
SQL> ALTER SYSTEM UNQUIESCE;

A principal vantagem deste método é que os usuários não perdem suas sessões durante o processo. E também, a SHARED POOL não tem que ser recarregada com todo o código normalmente usado, o que acontece após um SHUTDOWN / STARTUP normal.

Ricardo Portilho Proni

Ricardo Portilho Proni

Com 20 anos de experiência profissional, Oracle ACE Member – eleito pela Oracle Corporation um dos maiores especialistas do mundo em Oracle Database- Trabalhou em grande parte dos maiores bancos de dados Oracle do Brasil. Certificado em Oracle, SQL Server, DB2, MySQL, Sybase e Websphere. Conselheiro do GPO e do GUOB, palestrante do ENPO, GUOB Tech Day e Oracle Open World, escritor da Revista SQL Magazine e Instrutor na Nerv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress