Pular para o conteúdo

2º lição: Comandos Básicos Unix

2º lição: Comandos Básicos Unix

Oracle e unix são uma combinação perfeita: Estabilidade e performance que, entre outras coisas, explicam o fato: as grandes bases de dados utilizam este Sistema Operacional.

Há vários “sabores”, distribuições, do Unix no mercado, além do Linux – que é uma variação do Unix.  Podemos citar o IBM AIX, o RedHat, SuSe, Debian, Ubuntu e o CentOs. Destes, o que estou tendo mais contato é o AIX, versão 5.3.

Por ser tão importante para o DBA ter algum conhecimento sobre este ambiente, resolvi postar um pouquinho do que aprendi nestas 3 semanas: Comandos para visualização de arquivos.

USUÁRIO PARA LOGON

Procure utilizar um usuário diferente do root em suas atividades, por questão de segurana. O root é o administrador da máquina, e algo feito de errado com ele pode prejudicar todo o servidor.

É interessante observar que esta é uma das regras básicas de segurança do Unix! Esta é uma das principais premissas de segurança deste S.O., pois o “super user”   p o d e    t u d o.

SHELL : “PROMPT” DE COMANDOS UNIX

Até existe interface gráfica, porém o mais comum é o uso de promp de comando, ou melhor dizendo, shell (o Shell é o interpretador de comandos): mais rápido, especialmente no que diz respeito a conexões remotas , e mais prático.

Lembre-se: unix é cAsE seNsiTivE! Sejam comandos, nomes de arquivos ou diretórios, ele diferencia maiúsculas de minúsculas: Não vai querer digitar SQLPLUS /NOLOG que não funciona!

PARA SABER O CONTEÚDO DE UM DIRETÓRIO

Antes de sair querendo ver o conteúdo de arquivos, é importante saber o conteúdo de um diretório. Para isso, use o comando ls : Ele lista o conteúdo de um diretório. Se for utilizada a opção -l , o resultado aparecerá em lista, com detalhes como permissões, tamanho e data de criação, entre outros.

Bash
ls -l

VENDO O CONTEÚDO DE UM ARQUIVO

Enquanto no Windows a maneira mais clássica é visualisar logs e txts utilizando o super Notepad.exe, no Unix temos outros recursos: Comandos cat, more e tail, além do editor VI.

cat – mostra todo o conteúdo de um arquivo. No exemplo, o uso do cat para visualisar o tnsnames de uma base de dados:

Bash
cat /oracle/9.2.0/network/admin/tnsnames.ora

more – visualiza arquivos de texto de maneira paginada. Especialmente útil em arquivos grandes, com mais de uma página de extensão. Veja abaixo exemplo, para visualizar o conteúdo da procedure utlrp.sql

Bash
more /oracle/9.2.0/rdbms/admin/utlrp.sql

Quando este comando é utilizado, aparece uma barra de status demonstrando quanto foi exibido do documento, em porcentagem. Avance de linha em linha com o enter, de página em página com a barra de espaços e volte páginas com o “B” . Em algumas versões de shell, a combinação shift+g exibe o final do arquivo. Caso queira sair do comando, use a combinação ctrl+c .

tail – mostra as últimas 10 linhas de um arquivo. É interessante o uso de tail -f , que mostra as últimas linhas de forma atualizada (para ver logs durante algum procedimento, entre outros) . Também é possível determinar quantas linhas devem ser exibidas, com a opção -n , onde n representa o nº de linhas desejada. Exemplo:

Bash
tail -100  /oracle/admin/banco/bdump/alert_banco.log

VI – É o editor de texto padrão do ambiente Unix (no Linux, o editor mais comum é o VIM, versão open source do VI). Não vou demonstrá-lo neste poste pela sua complexidade: Ele merece um post exclusivo.  Mas, caso precise sair do VI, lá vai a dica:

Bash
:q!

Este é o comando para sair sem salvar alterações.

Bem, não quero que fique muito massante, por isso encerro este post por aqui.  Assim que puder, darei algumas dicas sobre o citado VI, ok!?

Um abraço

Para saber mais:

Artigo: O usuário root: http://www.infowester.com/linroot.php

Livro: Descobrindo o Linux, João Eriberto M. Filho, editora Novatec

lilian

lilian

Comentário(s) da Comunidade

  1. Avatar de jccorrea

    Olá,
    Ótimo post!Isso ae pode fazer um post do VI sim.Muita gente fica perdido com ele.Eu agora o utilizo,porem apanhei muti com ele e continua panhando as vezes.Edtou usando o Ubuntu em casa,e as vezes sai totalmente diferente aqui,vou dar uma procurada sobre variações do VI,pode ser isso o problema.

    Podes postar que vai ser muito útil!

  2. Avatar de Michel

    Faaaalaa DBA…..Saudades hein!!!

    Show de bola hein Lilian!!!

    Voltou com um post interessantíssimo, pincipalmente para aqueles(como eu) está começando a se simpatizar com o Unix/Linux.
    Abraços

    Até mais!!

    []’s
    Michel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
plugins premium WordPress